Situação de emergência
RGE atualiza informações sobre o fornecimento de energia elétrica no Rio Grande do Sul
São Leopoldo, 06 de junho de 2024.
Após a catástrofe climática que atuou no Estado, no dia 29 de abril e seguiu impactando durante o mês de maio, a RGE, distribuidora de energia elétrica que atende 381 municípios no Rio Grande do Sul, informa que o sistema elétrico encontra-se agora em condições normais de operação, restando casos pontuais. Nessas situações a interrupção do fornecimento se dá em razão da dificuldade de acesso das equipes de reconstrução de redes. Esses clientes estão distribuídos na região dos Vales do Rio Pardo e Taquari.
Destaque:
No auge do evento, 315,2 mil clientes foram afetados. Segundo a Defesa Civil do Estado, 476 municípios foram impactados pelas enchentes, dos quais 378 estão na área de concessão da RGE. Em seu pior momento, a distribuidora teve 72 cidades totalmente interrompidas.
A empresa já substituiu 899 transformadores e trocou ou aprumou 6.477 postes nas áreas impactadas. Além disso, segue com uma unidade móvel disponível para atendimento itinerante nesta sexta-feira, 07, em São Sebastião do Caí. O atendimento estará disponível em frente à Prefeitura, das 9h às 15h.
A RGE segue mobilizada com quase 6 mil colaboradores, incluindo eletricistas, técnicos, engenheiros, TI e todas as áreas de suporte da empresa. Os principais problemas de deslocamentos e reconstrução das redes envolvem grandes deslizamentos de encostas em estradas vicinais. A empresa segue atuando em conjunto com o poder público municipal para recuperar as redes à medida que os acessos forem restabelecidos.
DESAFIOS
A RGE está trabalhando para normalizar o fornecimento para os casos pontuais onde os acessos ainda estão bastante prejudicados, dificultando o tráfego de veículos leves e pesados, como caminhões de grande porte carregados com postes, transformadores e outros equipamentos.
Mesmo com todas essas dificuldades, a RGE segue mobilizada para restabelecer o fornecimento de energia, respeitando as condições técnicas e de segurança.
ALERTA DE SEGURANÇA - A RGE alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento.
Situação de Entrega de Contas
Devido aos bloqueios e quedas de barreira nas estradas do RS, excepcionalmente no mês de maio/24 as contas de energia poderão chegar com atraso. A RGE postergou o vencimento das contas entregues com atraso para 31/05/2024.
Você pode pagar a conta que você recebeu. Caso você já tenha pago, não se preocupe, pois não haverá cobrança de multa, juros e encargos!
Para ter mais praticidade, clique aqui e cadastre-se para receber sua conta por e-mail.
Caso não tenha recebido sua conta, pegue a 2ª via clicando aqui ou pelo WhatsApp:
Em caso de falta de energia, fale com a RGE através de um dos canais de atendimento:
SMS: Envie mensagem com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
Site: www.rge-rs.com.br
App: CPFL Energia
Call Center: 0800 970 0900